Foto: Carlos Rodrigo Do Couto (arquivo pessoal)
Vaca da propriedade deu à luz três terneiros da mesma gestação: duas fêmeas e um macho.
Uma vaca de uma família de produtores de leite no distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, deu à luz três terneiros em um único parto, fato, ocorrido no dia 18 de janeiro, é considerado raro na pecuária. O nascimento ocorreu na propriedade da família Couto, produtora de leite há 45 anos, e resultou em duas fêmeas e um macho. O fato é considerado raro na pecuária, já que, segundo veterinários, a cada 100 mil partos, um tem a possibilidade de ser trigêmeos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A propriedade, localizada no Corredor dos Rocha, é tocada por José Carlos do Couto, de 44 anos, ao lado do pai, Carlos Rodrigo do Couto,70. José conta que esta não foi a primeira vez que uma gestação múltipla ocorreu no local, mas foi a primeira vez que o parto foi bem-sucedido para três filhotes.
– Já é a segunda vez que dá. Só que na outra vez, por ser uma vaca menor, com sete meses, ela abortou os trigêmeos. Desta vez, por ser uma vaca maior, tem mais espaço. Ela foi até o fim da gestação e nasceram os três – relata o produtor.
Chance pequena
O caso chama a atenção porque vacas são animais classificados como uníparos. Isso significa que elas são preparadas pela natureza para ter apenas um terneiro por vez. O médico veterinário e professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Otávio Luiz Fidelis Junior, diz que a frequência desse tipo de parto é menor que 1%.
– A causa principal para esta ocorrência é a superovulação da vaca. É quando há a liberação de mais de um óvulo, o que pode ser natural ou estimulado – explica o professor.

Segundo o veterinário, a situação exige cuidado dobrado. A gestação de três filhotes exige muito da mãe e pode causar emagrecimento e esgotamento. O parto também costuma ser complicado e, muitas vezes, precisa de ajuda veterinário. De acordo com o produtor, o parto foi normal ocorreu sem intercorrências e os animais estão saudáveis.
Cuidados com os filhotes
Mesmo com boa saúde, o veterinário alerta sobre os cuidado em relação ao peso. Em gestações múltiplas, os filhotes nascem mais fracos e a vaca pode não ter leite suficiente para alimentar todos eles.
– Deve-se ficar atento se eles estão ingerindo o colostro de forma adequada. É aquele primeiro leite produzido pela vaca que é rico em defesa e essencial para a saúde das crias – orienta Fidelis Junior.
Outro detalhe importante é a questão genética. Como nasceram machos e fêmeas juntos na mesma barriga, existe a chance de ocorrer o que se chama de freemartinismo. O professor explica que, nesses casos, as fêmeas frequentemente nascem inférteis por causa da troca de hormônios com o irmão macho durante a gravidez.